Blog da VTCall

Sistema para vistoria prévia – o que é e para que serve

trafego

Uma das exigências das seguradoras para realizarem e aceitarem o seguro de um veículo é a vistoria prévia, exceto para automóveis zero quilômetro e renovação de seguro sem modificação na cobertura e características do veículo.

A vistoria prévia, tem como objetivo identificar o veículo, verificar seu estado de conservação, constatar eventuais avarias, como danos na lataria, pintura, ferrugens, para-choque e afins, identificar a existência de acessórios instalados no veículo e o tipo de carga que ele transporta. Para isso, basta que o cliente agende a vistoria em um dos postos definidos pela seguradora, ou ainda, em alguns casos é possível realizá-la em local escolhido pelo cliente, como casa ou local de trabalho.

Na teoria, a vistoria prévia parece ser um procedimento consideravelmente simples – e para os clientes até é – mas, na prática nem sempre é o que acontece. Muitas seguradoras ainda fazem a vistoria prévia, através de processos manuais, o que impacta negativamente na produtividade dos vistoriadores, dificulta a coleta de informações, causa lentidão no fechamento de apólice e aumenta as chances de possúveis fraudes na vistoria.

Por questões de tempo, dinheiro e conformidade, é muito importante que as seguradoras contem com o auxílio de um sistema que automatize as rotinas de vistoria, entenda porque:

    • Integração

As informações obtidas na vistoria prévia são automaticamente integradas com aquelas referentes ao sinistro do automóvel, isto resulta em economia de tempo e redução de erros ou falhas humanas.

    • Gerenciamento

Além de permitir um melhor gerenciamento da agenda dos vistoriadores para torná-los mais produtivos, um sistema para vistoria prévia é capaz de gerenciar todas as etapas do processo, da solicitação até o pagamento.

    • Aumento da eficiência

Um sistema para vistoria prévia, provê informações qualificadas sobre as vistorias e elimina o preenchimento de formulários através do uso de um simples SMARTPHONE, para que a equipe de campo atue com maior eficiência no dia-a-dia e sejam reduzidos custos operacionais.

    • Controle de desempenho

Este tipo de solução apresenta mecanismos de controle dos serviços, como horário de início e fim de cada atendimento, assim, os gestores podem controlar e analisar o desempenho dos vistoriadores e evitar fraudes.

    • Aumento da confiabilidade

Além da efetiva comunicação entre os envolvidos no processo de vistoria, a qualidade e a segurança das informações coletadas em um sistema para vistoria prévia, são garantidas por recursos de formulários, evitando incoerência de informações e dados.

    • Parametrização

É possível definir o fluxo de trabalho da seguradora, através da parametrização do sistema, escolhendo quais procedimentos são necessários durante a vistoria de um veículo, iniciando no agendamento e terminando com o retorno para a seguradora por exemplo.

Como você pode perceber, um sistema para vistoria prévia agiliza o cumprimento da operação e aprimoram o controle de todo o processo, desde o momento em que uma solicitação de vistoria é recebida, até o momento da realização, análise e transmissão dos dados para a seguradora.

A VTNet é desenvolvedora de um completo sistema para vistoria prévia, o VistOn-Line. Com ele é possével realizar o gerenciamento de solicitações, digitação de laudos, adicionar fotos ao laudo, obter relatórios de produção e muito mais. Tudo isso, através de uma interface web totalmente intuitiva para uma navegação descomplicada ou via dispositivos móveis. Acesse a página do VistOn-Line e descubra todas as possibilidades e diferenciais que ele pode proporcionar para a sua seguradora.