Blog da VTCall

Qual a diferença entre VoIP e PABX IP?

Qual a diferença entre VoIP e PABX IP?

O avanço da TIC (Tecnologias da informação e comunicação) proporciona o transporte de dados, voz e imagens com taxas de transmissão cada vez mais elevadas, e utilizar tecnologia IP (IP – Internet Protocol) para realizar estas transmissões é uma tendência cada vez mais forte para as empresas.

Isto acontece, devido ao fato de que tecnologias como o PABX IP e o VoIP substituem as formas tradicionais de telefonia – que oferece altos custos e espalha cabos por toda a empresa – e utilizam uma rede de dados existente para trafegar voz, reduzindo drasticamente os custos com telecomunicação, uma vez que não estão utilizando a rede pública de telefonia.

Com as tecnologias disponíveis e suas nomenclaturas, gera-se uma confusão para os usuários finais (empresas e pessoas) sobre o que é cada uma e qual realmente é adequada para suas necessidades. Vamos entender, então, qual a diferença entre VoIP e PABX IP:

VoIP

A tecnologia VoIP, ou Voz sobre IP, consiste no uso das redes de internet para transmissão de sinais de voz em tempo real. Esta solução, que pode funcionar em um simples computador, depende totalmente do acesso à internet.

Por depender da internet, o VoIP pode reduzir significantemente o custo de ligações, uma vez que uma ligação pode ter até custo zero. Porém, o VoIP demanda alta capacidade de banda e pode ter sua qualidade afetada por lentidões, oscilações etc.

Existem diversos tipos de soluções de VoIP, das mais corporativas até as gratuitas como, por exemplo, o Skype. Essas soluções atendem pontualmente aos usuários, porém não substitui completamente uma rede de telefonia corporativa.

PABX IP

O PABX IP, também conhecido como telefonia IP, faz uso da mesma tecnologia do VoIP para emitir e receber o tráfego, porém agrega recursos de uma telefonia corporativa, muito similar ao seu antecessor, o PABX lógico. Entre esses recursos, destacamos a transferência de chamadas, chamadas em espera, ramais, gravações, conferências e afins.

O PABX IP pode também depender da internet. Porém, não sendo uma regra. Por tratar-se de uma solução de nível empresarial, sua implantação pode envolver um link dedicado somente para o serviço, garantindo assim a qualidade das ligações e, mesmo com o custo adicional do link, ainda oferecer redução de custos em relação a outras soluções. Além disso, a solução pode ser híbrida, onde utiliza a tecnologia E1 como serviço de operadora, não sendo obrigatório assim a utilização de link de Internet.

Conclusão

O VoIP proporciona redução de custos com ligações e é uma ótima solução para usuários que procuram alternativas para fazer chamadas pontuais para qualquer lugar do mundo. Já o PABX IP é uma solução corporativa que atende a rede de telefonia de forma completa, e não determinados telefones ou estações de trabalho específicas. A solução é muito mais robusta, composta por appliances inteligentes que substituem centrais telefônicas e garantem que a voz não seja retardada ou afetada por ruídos, o que compromete a qualidade da informação transmitida – talvez por isso, seja considerada por muitos especialistas a próxima geração do sistema de telecomunicações.

A VTNet é uma empresa especializada em soluções corporativas de telecomunicação, e oferece um serviço completo de PABX IP com monitoramento 24 horas, gerenciamento de redes e servidores e equipe técnica para um suporte real é sua solução. Se você se identificou com as possibilidades oferecidas pelo PABX IP, entre em contato e veja como ele irá funcionar dentro da realidade da sua empresa.