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Porque sua empresa precisa de outsourcing de telecom

Outsoucing de telecom

As mudanças no ambiente de negócios geram necessidades de adaptação nas estratégias empresariais, como otimização dos recursos, acesso a novos mercados e capacidade de criar um diferencial competitivo que permita uma estabilidade a longo prazo sobre a concorrência. Quando o assunto é TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), devemos saber que esta é uma área que vive em constantes mudanças devido ao grande volume de informações e tecnologias que surgem no mercado, por isso, terceirizá-la pode ser uma alternativa para empresas que desejam equacionar os gastos, mantendo o nível técnico necessário.

De maneira bastante resumida, o outsourcing é a utilização de recursos externos para realizar atividades tradicionalmente alocadas em recursos e equipes internos. A empresa contratada pode apenas disponibilizar os recursos, como pode agregar a eles seus serviços de monitoramento e gerenciamento para garantir seu bom funcionamento. As empresas não querem mais apenas locação de equipamentos, mas sim profissionais engajados no monitoramento de suas aplicações de negócios, principalmente na área de telecomunicações, tendo em vista que seu nível de eficiância está diretamente relacionado é lucratividade da empresa e uma telecom mal gerida impacta em altíssimos custos.

Todo outsourcing traz benefícios para o cliente, e para comprovar isto, destacamos alguns fatores pelos quais você deve começar a considerar um outsourcing de telecom:

    • Redução de custos operacionais

Ao invés de comprar uma rede de telefones, o que inclui cabeamento e outros recursos, é possível pagar um valor mensal e receber um conjunto de aparelhos já “prontos”, com softwares e manutenções periódicas inclusos. Ou melhor ainda, no lugar de contratar um administrador para a sua TI e arcar com encargos trabalhistas e até ociosidade, é possível alocar profissionais especializados no monitoramento da telecom, de dentro ou fora da sua empresa, pagando apenas pelo serviço prestado. Em muitos casos a redução de custos chega a 50%, além de garantir resultados, evitando problemas de motivação do corpo funcional.

    • Equipe própria focada no negócio e na estratégia

Um dos principais desafios das empresas é crescer de maneira sustentada, e através de uma infraestrutura atualizada é possível organizar melhor as funções internas, comunicar-se eficazmente com clientes e fornecedores e permitir que os colaboradores aumentem sua produtividade. Manter as equipes internas focadas no seu core business, é o principal diferencial do outsourcing e cada vez mais empresas buscam esta prestação de serviços focada em atendimento de SLA, garantindo que os contratados atendam seus clientes com excelência.

    • Equipe terceira especializada

Recursos e sistemas de telecomunicação, que vão desde o cabeamento até sistemas VoIP por exemplo, normalmente são desenvolvidos por diversos fabricantes, o que demanda amplo conhecimento da TI. Portanto, possuir uma equipe própria pode não compensar, devido à inviabilidade que seria ter de capacitar os colaboradores à medida que novas tecnologias são adquiridas. Com o outsourcing, é possível garantir esta capacitação, através de equipes treinadas para atender todas as áreas da TI, permitindo manter a competitividade da empresa no mercado e evitando impactos com a interrupção dos serviços de telecomunicação.

    • Atualização tecnológica

Além de estar focada apenas em telecom , antenada nas últimas novidades do mercado para trazer sempre o melhor para a sua empresa, devemos considerar que a equipe que lhe atenderá, também atende outras empresas, portanto é natural que as experiências sejam compartilhadas e sua empresa tenha uma equipe de pesquisa “de graça”. Possuir uma equipe interna para gerenciar seu setor de telecomunicação, acaba engessando um pouco os processos e não provê vantagem competitiva por não estar trabalhando com tecnologias de ponta que tornam os processos muito mais eficazes.

As vantagens do outsourcing de telecom são inúmeras, afinal, é muito difícil para uma empresa assumir todas as atividades “sozinha”. Mas é muito importante atentar-se a alguns pontos cruciais para que a relação entre contratante e contratado seja bem sucedida, como por exemplo estabelecer acordos de nível de serviço – SLA – que garantem requisitos mínimos para que o atendimento seja considerado “de qualidade”.

A VTNet é uma empresa disposta a estabelecer acordos de qualidade de serviço e além disso, disponibiliza soluções inteligentes que agregam valor além do operacional e dão a assistÊncia necessária ao seu negócio, deixando as telecomunicações nas mãos de quem realmente entende, para que você cuide do seu negócio. Além disso, está capacitada a aconselhar sua empresa na utilização de tecnologias como o PABX IP , que podem reduzir em até 70% as contas telefônicas. Entre em contato e saiba mais!