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Conheça a telefonia IP e esqueça seu PABX analógico

Conheça a telefonia IP e esqueça seu PABX analógico

Inicialmente o PABX era um equipamento que servia para substituir a telefonista nas empresas. Algum tempo depois ele se tornou uma central telefônica responsável por interconectar os ramais entre si, assim como a central telefônica de uma operadora de telecom. Com o passar do tempo, ele passou a conectar estes terminais à linhas externas, efetuando chamadas e o controle de conexão. Enfim, o PABX foi ficando mais e mais moderno, abrindo cada vez mais possibilidades de novos serviços e facilidades.

Quando utilizamos a expressão IP (Protocolo de Internet, ou do inglês, Internet Protocol), estamos nos referindo à uma linguagem que os computadores utilizam para conversarem entre si, quando estão interligados por uma rede. Além de possuir todas as funcionalidades de um PABX analógico, o a telefonia IP pega os sinais de voz, converte eles em um fluxo de dados e utiliza a internet para transmitir estes dados através da mesma rede dos computadores. Esta é a famosa telefonia IP, ou VoIP.

Para entendermos melhor as diferenças entre estes dois sistemas de telefonia, relacionamos algumas características técnicas do PABX analógico e da telefonia IP – ou PABX IP -, confira:

Arquitetura

PABX analógico – Utiliza tecnologia proprietária e os usuários ficam limitados ao mesmo fabricante para adicionar novas funcionalidades e sua arquitetura é centralizada, executando o software de comunicação que opera todas as funcionalidades do sistema.

PABX IP – Permite agregar tecnologias provindas de diversos fornecedores e sua arquitetura é distribuída, com componentes ao longo da rede IP para transmitir informações de voz e controle das ligações.

Capacidade de ramais

PABX analógico – Fica limitado a quantidade de portas no PABX, para criar um novo ramal precisa possuir infra-estrutura montada de pelo menos 1 par metálico, e disponibilizar no local desejado. Para troca de posição do ramal é preciso achar o ponto analógico e mudar na central PABX.

PABX IP – Conexão do ramal muito simples, utilizando a mesma rede de dados da empresa, sem necessidade de possuir uma infra-estrutura isolada exclusiva para telefonia. Além disso, é possível instalar ramais mesmo fora do ambiente, em uma filial ou mesmo em uma residência.

Escalabilidade

PABX analógico – Conforme o crescimento dos negócios, são necessárias manutenções e mudanças na infraestrutura física para adicionar recursos como cabeamento e hardwares.

PABX IP – Acompanha muito bem o crescimento dos negócios, pois sua expansão depende diretamente da adição de mais ramais e dependendo de novos PABX, não precisando trocar o PABX por outro de maior capacidade.

Convergência

PABX analógico – Voz e dados são duas redes isoladas, sendo utilizadas operadoras intermediárias no transporte da ligação e elevando os custos devido ao sistema tradicional de cobrança de telefonia, a minutagem.

PABX IP – Voz e dados se convergem em uma única rede. A voz é convertida em dados, transmitida digitalmente pelo protocolo IP, chega até o ponto mais próximo de seu destino, é novamente convertida em voz e entregue à operadora local, que completa a operação.

Flexibilidade

PABX analógico – É pouco flexível, pois adicionar ou mover uma extensão requer mudança física. Além disso, converge apenas com o sistema de sinais de voz e a infraestrutura não pode ser compartilhada.

PABX IP – É bastante flexível, pois uma extensão funciona em qualquer “nó” da rede, inclusive na internet. Além disso, converge com diferentes sistemas de sinais (dados, voz e imagens) e a infraestrutura pode ser compartilhada, o que gera grande economia.

Interligação

PABX analógico – Não suporta interligação com outros PABX analógicos.

PABX IP – É fácil integrar diversos PABX IP de diversas partes do mundo através da internet ou mesmo de uma VPN.

Comparando, fica fácil perceber as vantagens que a telefonia IP apresenta sobre o tradicional PABX analógico. Toda empresa visa crescimento, e o grande diferencial de sistemas de telefonia IP, é que eles acompanham facilmente esta evolução, ao contrário do PABX analógico que acaba por engessar os processos e apresenta um custo elevado, tendo em vista os recursos que oferece. Enfim, as vantagens de se utilizar a telefonia IP hoje são inúmeras e o custo é surpreendentemente competitivo.

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