Blog da VTCall

Como funciona a Portabilidade numérica

O que é Portabilidade Numérica

Desde o ano de 2009 a Anatel permitiu a portabilidade numérica entre operadoras de planos fixos e móveis.
Mas afinal, o que é portabilidade numérica?

A portabilidade numérica, permite a contratação de uma nova operadora móvel ou fixa sem que você perca seu número. Assim, apenas importa a sua escolha na melhor e mais econômica operadora, sem que fique preso o resto da vida ao mesmo fornecedor.

Antes da portabilidade, o cliente contudo acabava sendo obrigado a manter seu serviço com determinada operadora, muitas vezes com um serviço ruim e cobranças elevadas simplesmente para não perder seu número.

Além de ser possível portar para uma nova operadora, é também possível

Como funciona?

A solicitação deve ser feita pela nova operadora, para aonde está indo o número. Enfim todo esse trâmite é feito entre operadoras, sem necessidade de intervenção por parte do cliente.
Normalmente a portabilidade é concretizada entre 3 e 10 dias, dependendo de alguns fatores internos entre as operadoras.

Algumas operadoras, como a VTCALL informa para o cliente data e hora que irá ocorrer a portabilidade, normalmente programamos a portabilidade para finais de semanas e horários com menor possibilidade de fluxo de chamadas.
Embora em algumas situações, pode ocorrer até 2hs de falhas no recebimento de chamadas no momento que ocorre a portabilidade, mas normalmente não ultrapassa de 30 minutos.

Muitas operadoras após cederem o número do cliente a nova operadora, cancelam seu serviço. Mas atente-se a possibilidade de ocorrer multas contratuais pela fidelização. Sugerimos também, que ao portar o número, após 5 dias ligue para a antiga operadora e verifique se o plano realmente foi cancelado.

Informações importantes sobre a portabilidade numérica?

(1) No caso de número fixo, é possível portar para outro endereço, na mesma cidade, mesmo em bairros distantes, entretanto se for outro DDD não existe esta possibilidade
(2) Não é possível portar um número fixo para um serviço móvel e vice-versa, para este caso deve ser contratado um número novo.

A VTCALL tem um time de consultores que pode cuidar de sua portabilidade. Entre em contato para maiores informações.